Nos dias 23 e 24 de Março aconteceu em Surrey, ao sudoeste de Londres, a edição de 2019 do Volks World Show, realizado pela famosa revista inglesa de mesmo nome, especializada em VW Aircooled.

Conhecido como o maior evento do gênero na Inglaterra, a edição 2019 trouxe aos seus visitantes, carros de “cair o queixo”, seja pela raridade, seja pela sua personalização.

Logo na entrada do evento, estavam uma dupla de Kombis 1950, do primeiro ano de produção no mundo, sendo a de cor azul, em sua versão para passageiros, o mais novo achado do mundo das raridades VW. Fabricada em Novembro de 1950, é nesta configuração a nona Kombi mais antiga que se tem conhecimento. Ela foi encontrada em Portugal em excelente estado de conservação, e ainda com vários itens originais de 1950.

Seguindo na esteira das Kombis raras, 2 exemplares se destacaram: uma versão Samba de Luxe 1961, em impecável estado de conservação e que estava à venda para quem tivesse a disposição de assinar um cheque de 97.500 Libras Esterlinas (cerca de R$ 500 mil). A outra Kombi era uma versão de 1959 usada pelo Correio Canadense, em estado de nova, com a principal característica de ter o banco do motorista giratório para facilitar o acesso ao compartimento onde estavam as cartas para entrega.

Um Fusca em sua desejada versão Split Window, apresentou o extremo da customização, incluindo uma suspensão a ar onde o cilindro de armazenamento de ar comprimido desse sistema, foi instalado bem em cima do túnel central, fazendo a vez de um grande console, para completar um visual radical e impecável.

Ao andar pelo evento, modelos de Fusca, Kombi, Karmann Ghia, Fastback (a TL europeia), dentre outros, originais e customizados de várias escolas de personalização davam o tom dos veículos VW na terra da Rainha, onde até um Karmann Ghia TC genuinamente brasileiro, com lanternas traseiras de Kombi(!), estava presente!

Em um espaço especial, foi celebrado os 50 anos do início da produção do Porsche 914, carro feito em conjunto pela VW e Porsche, que poderia ter um motor VW de 4 cilindros ou um Porsche de 6 cilindros, e hoje em dia é objeto de desejo de colecionadores mundo afora.

O vigoroso mercado de peças de reposição novas para VW, contava com fabricantes e revendedores que mostravam as novidades para quem deseja restaurar um VW. 

Era possível comprar desde um jogo borrachas de vedação até peças de latarias completas para VW de qualquer ano. Mas o mercado de pulgas, com suas bancas ostentando peças raras eram um dos pontos mais procurados do evento, onde era possível encontrar desde o velocímetro da Kombi 1950, até frisos de Fusca originais da década de 60 que ficaram guardados por 50 anos. O local era sinônimo de garimpo e diversão.

Gostou do que viu? Então não perca a abertura da Temporada 2019 do Auto Show Collection, que acontece nesta terça, dia 02 de Abril, repleto de novidades e trazendo como atração principal justamente os carros da Família Volkswagen, em todas as suas versões, clássicos e customizados das mais variadas tendências que estarão à sua espera.

 

Por Helder Sobrêda, presidente do Kombi Clube do Brasil, clube parceiro do Auto Show Collection.